Aposentados
Criatividade para curtir a aposentadoria!
Criatividade para curtir a aposentadoria. Muitos pesquisadores dedicam seus estudos à terceira idade. Parte desses estudos aborda a forma de viver após a aposentadoria. Nenhum estudo vai transformar a sua vida, se você não quiser. Mas, recomendo que você aceite algumas dicas, pois senão a tão esperada aposentadoria poderá se transformar em um período sombrio. Solidão, tristeza, depressão e … chega! Não foi pra isso que trabalhamos tanto, não é mesmo?
Leia MaisPopulação idosa no Brasil supera 30 milhões de pessoas!
A população idosa no Brasil está crescendo! Qualidade de vida e acesso à saúde são fatores que favorecem à longevidade. Familiares, Sociedade e Estado têm que aprender a lidar com a essa parcela da população. Esse novo cenário estimula estudos e pesquisas capazes de conhecer, medir e entender as necessidades, os hábitos e relacionamentos desse grupo, qualificado por Terceira Idade ou Melhor Idade.
Leia MaisSolidão, como lidar?
Sentir-se só, sensação subjetiva, que indica solidão. Pode-se entender que mesmo rodeada de pessoas, você não tem as relações sociais que necessita ou almeja, causando sensação desagradável de vazio.
Pesquisa realizada com idosos mostra que a solidão é uma das principais queixas entre eles, e que na maioria das vezes é provocada pela: viuvez, saída dos filhos para estudar/casar e aposentadoria.
Além das questões emocionais, a solidão também pode afetar a saúde. Há relatos de stress, inflamações, agravamento de doenças cardíacas, demência, diabetes tipo 2 e depressão.
Para ter certeza dessas consequências, recomenda-se o acompanhamento médico.
Planejamento da aposentadoria!
Aposentadoria! Enfim, livre dos compromissos!
Encerram-se vários ciclos em nossas vidas.
Após uma vida dedicada a geração de receita, o trabalho agora passa a ser opcional.
Na família, se tudo deu certo, as responsabilidades são menores. Filhos bem criados, atuando na carreira profissional que escolheram. Agora, os netos para alegrar sua vida.
Tudo isso é verdade. Mas, se você não fez um bom planejamento financeiro, algumas complicações podem surgir. A renda cai, pois nem sempre o valor da aposentadoria corresponde à remuneração referente ao trabalho.
Aposentados buscam na pintura, arte, emoção e mente ativa!
Se dedicar à pintura na aposentadoria é uma bela opção. Não se preocupe em ser um grande talento. Arrisque! Externize suas emoções! Críticas? Deixe pra lá. Já superamos a época em que a opinião dos outros valia tanto. Pintar faz bem para alma e para a mente. De acordo com especialistas, a pintura e o desenho contribuem para manter uma boa coordenação motora, senso de organização, relaxamento e controle das emoções.
Vale a dica!!!
Leia Mais