Medo de Envelhecer
Por: Márcia Lino
NÃO TENHA MEDO DE ENVELHECER!
CURTA A TERCEIRA IDADE COM LEVEZA!
A correria do dia a dia, o dinamismo das relações de negócios, o pouco tempo para o lazer e para a socialização com familiares e amigos nos dá a sensação de que a vida está nos escapando.
Sensação que nos deixa tristes e pesarosos, por constatar que podemos estar perdendo bons momentos da nossa vida.
O tempo está passando mais rápido! Queixa muito comum entre nós.
Parte desse dinamismo pode ser atribuída às inovações tecnológicas de informação e comunicação, que chegaram e mudaram os cenários doméstico, educacional e de trabalho.
A facilidade de compartilhamento da informação possibilitou, àqueles que se interessam, maior facilidade na aquisição do conhecimento.
O que torna o mercado de trabalho mais dinâmico e exigente, no que diz respeito ao desenvolvimento de novas competências.
A busca por atualização, aperfeiçoamento e especialização passa a ser prioridade para todos. A percepção de nunca estar pronto, acompanha o profissional.
De repente nos sentimos velhos!
E às vezes esse rótulo “velho”, vem do próprio mercado de trabalho. Muitos têm dificuldades de recolocação, após os quarenta anos.
Pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest (2017), aponta que “nove em cada dez brasileiros têm medo de envelhecer”.
E esse medo tem nome: “Gerontofobia”
Conforme Almeida (2022), Gerontofobia é nome dado ao conjunto de sinais e sintomas relacionados ao medo de envelhecer. Sentimentos depressivos e de ansiedade se manifestam em pessoas que desenvolvem essa fobia. Para elas o futuro não se apresenta com boas imagens. Sentem dificuldades em lidar com a perda da juventude.
Aqui, eu cito uma frase sábia da minha mãe: “melhor envelhecer, pois a outra opção é muito pior”. Mas, encontramos pessoas que preferem morrer a envelhecer. Vai entender!!!!
Eu quero ficar velhinha, com todas as rugas que tenho direito. No meu caso, o medo dos procedimentos que eliminam os sinais do envelhecimento é maior do que o de envelhecer.
Então, paciência!!
Vamos curtir a nossa terceira idade com alegria, saúde, qualidade de vida, rodeada de familiares e amigos.
Gostei de um artigo publicado no site da SBA Residencial. Nele estão enumeradas 10 dicas de como “Curtir a Terceira Idade”.
São elas:
- Mantenha-se conectado;
- Ame;
- Alimente-se com saúde;
- Faça planos;
- Acredite em você;
- Movimente-se;
- Mantenha suas relações sociais;
- Faça atividades manuais;
- Mente sã, corpo são;
- Psicoterapia pode ser benéfica.
Vale a pena conferir. Leia lá: