Natação para idosos
Por: Márcia Lino
Minha relação com a natação
Praticar atividade física é bom em qualquer idade. Vamos falar aqui sobre a natação para idosos. Esporte que eu adoro. Comecei a praticar bem cedo e continuei ao longo da minha vida.
Nasci em Campos Altos, uma pequena cidade de Minas Gerais. Com poucas opções de lazer, o entretenimentos preferido, da época, era a pescaria. O Sr José, meu pai, levava a criançada - filhos, sobrinhos e outros, para o rio. Era o programa de domingo. Peixe, nem sempre era o resultado do dia, mas a diversão era garantida. A intimidade com a água nos levou a aprender, bem cedo, a nadar. Sem a preocupação com as técnicas perfeitas da natação, o importante era não afogar.
Já casada, iniciei meus filhos, ainda bebês, nas piscinas. E na espera entre uma aula e outra, acabei me tornando aluna também. De forma brilhante, Moema Mattar, Diretora da Academia Nado Livre de Sete Lagoas, decidiu formar turmas para os pais e mães, cujos filhos estavam em aula.
Criou-se então a turma Master de Natação. Foi um sucesso! O grupo se tornou tão forte e preparado que participou de Campeonatos Estaduais, Brasileiros e Inter Americanos de Natação Master. Orgulho para todos!
Estar na Equipe Master de Sete Lagoas significava esporte, saúde, comprometimento, amizade e companheirismo. O relacionamento entre os atletas ia além das piscinas. Aniversários comemorados juntos; churrascos, onde a resenha das competições, não deixava de ser o assunto principal; viagens e encontros nos bares e pizzarias da cidade. Motivos para a turma se reunir nunca faltavam. Era muita animação.
Hoje, as competições ficaram de lado, mas a prática da natação ainda é o meu esporte preferido.
Natação para Idosos
Com a idade aumenta-se a fragilidade das estruturas óssea e muscular, o resultado é o aumento das quedas. A natação é um dos esportes mais indicado para a pessoa idosa. Prática que não causa impacto, as articulações não são prejudicadas, exercita tendões e ligamentos, aumenta a coordenação motora, mantém o corpo firme e aumenta a sensação de bem-estar.
Nas aulas de natação para idosos é fundamental a avaliação física dos alunos. Deve-se ter as informações sobre o quadro clínica geral de cada um, para que os seus limites dentro da piscina sejam obedecidos.
Benefícios da natação para idosos
Os especialistas da 4Fit Academia enumeraram os seguintes benefícios:
-
- Aumento do condicionamento físico: sem causar impacto e por meio de movimentos completos, a natação força as articulações e estimula todos os grupos musculares;
- Fortalece as articulações: fortalece a musculatura e as articulações, diminuindo o risco de quedas e de lesões provocadas pelo impacto;
- Aumento da capacidade cardiorrespiratória: a natação promove a vasodilatação das vias aéreas, favorecendo a respiração e atividade pulmonar;
- Melhora no desenvolvimento cognitivo: aprender algo novo é importante para melhorar o funcionamento cerebral. O esforço mental e a concentração impostos nas aulas de natação colaboram para isso;
- Combate o estresse, melhora o humor, a autoconfiança e a autoestima: atividades físicas promovem a liberação de endorfina e dopamina, hormônios do bem-estar. Os avanços percebidos durante as aulas, tornam as pessoas mais autoconfiantes, refletindo na melhora da autoestima e na autonomia de realização de atividades do dia a dia;
- Interação social: a natação, por ser uma atividade coletiva favorece o contato com um grupo diverso. Estimula, ainda, a formação de laços de amizades. A socialização é muito importante para as pessoas idosas, que muitas vezes sofrem com depressão, pois são privadas de terem contatos com outras pessoas.
Clique aqui, site da Academia, para ler matéria completa.
A hidroginástica é outra indicação para atividades dentro da água. Os exercícios englobam atividades aeróbicas e ginástica localizada, trabalhando braços, pernas e outros músculos. Sem provocar impacto nas articulações.
Super recomendo!!!!!
Natação no Mar
O meu novo desafio é a natação no mar. Sempre tive vontade de treinar no mar, mas temia pela minha falta de experiência.
Fui muito incentivada por amigos, principalmente pelo Leandro. Ele participa do "Projeto Natação no Mar" desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa.
Esse projeto é muito legal. Os alunos são acompanhados por professores, que passam as informações sobre as técnicas do nado. Diferente da piscina, no mar usamos mais a respiração frontal, para nos orientar, e economizamos um pouco na batida de pernas. O trajeto do treino é marcado por boias e o iniciantes usam flutuadores e vão em grupos menores, sempre acompanhados pelo professor.
Mas, infelizmente, na semana que iniciei, o Leandro foi atacado por uma caravela (da mesma espécie da água viva), e sofreu algumas queimaduras. As caravelas aparecem mais, em determinadas épocas do ano, quando a água está mais quente. Esse fato me assustou. Estou parada, por enquanto, até adquirir roupa própria, que garanta maior proteção.
A turma, que já está acostumada, continuou nadando. Temos turmas na Praia do Cabo Branco e na Paria do Bessa. Os treinos começam às 5:30h da manhã. Mas, nada que nos desanime, pois o amanhecer nos proporciona belas imagens do sol e da praia. Vale a pena!