Planejamento da aposentadoria!
Por: Márcia Lino
Planejamento da aposentadoria: Saúde e Finanças
Aposentadoria! Enfim, livre dos compromissos!
Encerram-se vários ciclos em nossas vidas.
Criatividade para curtir a aposentadoria. Essa é a recomendação.
Após uma vida dedicada a geração de receita, o trabalho agora passa a ser opcional.
Na família, se tudo deu certo, as responsabilidades são menores. Filhos bem criados, atuando na carreira profissional que escolheram. Agora, os netos para alegrar sua vida.
Aposentadoria, para a maioria das pessoas, significa descanso, viagens que não foram realizadas por falta de tempo; cafés com as amigas no meio da tarde; saídas com os netos, sem a preocupação de perder os compromissos; idas com mais frequência ao salão de beleza e academia. E muito mais!
Tudo isso é verdade. Mas, se você não fez um bom planejamento financeiro, algumas complicações podem surgir. A renda cai, pois nem sempre o valor da aposentadoria corresponde à remuneração referente ao trabalho.
Além disso, questões de saúde podem resultar no aumento de gastos com medicamentos, planos de saúde e tratamentos. Pesquisas realizadas mostram que grande parte dos gastos dos idosos é com a saúde.
Poupança, Aplicações Financeiras, Previdências Privadas, bem como, Seguros que dão coberturas para invalidez, doenças graves e até mesmo incapacidade, são algumas formas de você resguardar sua tranquilidade financeira, após a aposentadoria. Se informe e escolha as melhores opções para você.
Fica o alerta, faça o planejamento financeiro e cuide da saúde, enquanto é jovem.
Assim, poderá curtir a tão sonhada aposentadoria!
Aposentadoria: Organização e Controle de Gastos
Se você se planejou, parabéns!
Agora é essencial ter organização e controle dos gastos, para evitar problemas financeiros.
Aproveite, mas sem extrapolar a sua capacidade de pagamento. Nem sempre é fácil, por isso seguem algumas dicas:
- Definir e planejar as metas de vida, dentro de suas condições;
- Relacionar todos os gastos mensais, fazendo as devidas adaptações para que sua renda seja suficiente para cobri-los;
- Fazer um Plano de Saúde que não sacrifique muito o orçamento;
- Prevenir contra fraudes e golpes, tais como: investimentos milagrosos, pagamento de supostos sequestros de familiares, ofertas de empréstimos, dentre outros. Sempre desconfie de telefonemas que solicite seus dados e senhas;
- Deixar aberta a possibilidade de geração de renda. O home office abriu novas possibilidades de trabalho, sem sacrificar a liberdade de tempo e espaço.
Seja qual for a sua estrutura e vivência, o mais importante agora é buscar o equilíbrio e qualidade de vida.
Não perca tempo. Viva tudo que você planejou, faça as malas, conheça novos lugares, encontre pessoas para trocar experiências, histórias, sorria, seja feliz!