QR Code
Por: Márcia Lino
Código de Barras e QR Code
A cada dia surgem novas tecnologias de informação e comunicação para facilitar a gestão dos negócios.
Vamos falar neste post sobre os códigos de barras.
Código de Barras
Códigos unidimensionais - os nossos antigos conhecidos “código de barras”. A sua utilização é, basicamente para controle de estoques.
As entradas e saídas de produtos no estoque passaram a ser feitas pelo código de barras, agilizando o processo, evitando perdas e rupturas nos estoques (falta de produtos).
O consumidor também foi beneficiado. Por exemplo, o registro das compras no caixa do supermercado ficou mais rápido.
QR Code - Quick Response Code - Código de Resposta Rápida
Agora, estamos lidando com os códigos de barras tri e tetradimensionais. Esses modelos são capazes de armazenar dados tanto horizontal como verticalmente, com maior capacidade de armazenamento e compartilhamento de informações e dados. São os QR Codes.
Surgimento do QR Code
Conforme divulgado, o QR Code foi criado pela empresa japonesa Denso Wave em 1994, que liberou o seu direito de patente, de forma a ampliar a sua utilização. O resultado foi a popularização do uso do QR Code no Japão, pelas empresas e cidadãos, de forma corriqueira, simples e prática.
No Brasil seu uso começou a partir de 2009. Ainda hoje, embora as empresas estejam substituindo processos pelos QR Code, grande parte da população não tem intimidade com sua utilização.
Onde o QR Code pode ser usado?
São inúmeras as aplicações dos QR Codes para a gestão dos negócios. Mas, não é interesse deste post evidenciar esse segmento.
Vamos abordar o lado do usuário, em particular o das pessoas da geração analógica, que nem sempre têm facilidade para usar as inovações tecnológicas.
Já percebemos, em nosso dia a dia, a necessidade de aprender a usar tal tecnologia, para não ficarmos privados do acesso às informações.
A exemplo disso podemos citar alguns setores que passaram a utilizar o QR Code. Os idosos poderão ter algum constrangimento se não estiverem familiarizados com a tecnologia.
- Cardápios em restaurantes;
- Hotéis, que já disponibilizam as informações sobre os serviços de quarto, regras de convivência e cardápios pelos QR Code;
- Pagamentos de contas e transferências de dinheiro;
- Compras virtuais e em lojas de conveniência, dentre outros.
"Então, não podemos nos acomodar. Vamos aprender a usar o QR Code."
Como acessar o QR Code
A forma de acessar o QR Code vai depender do modelo do seu celular. Então, identifique o seu modelo e leia as respectivas instruções.
Modelo Iphone - Apple
- Abrir a câmera do celular;
- Apontar para o QR Code. Na parte superior do celular vão aparecer as informações do código;
- Clicar para abrir as informações que estão no código.
Modelo Android - Samsung
- Certificar se os aplicativos do Google estão instalados no seu celular. Procure na tela do celular os ícones da figura abaixo, esses são os aplicativos Google.
- Abrir a câmera do celular;
- Apontar para o QR Code;
- Clicar na tecla “home” do celular e não no botão para tirar a foto;
- A tela vai piscar e abrir outra tela, clique em qualquer ícone e abrirá outra tela. Procure o ícone do Google Lens e clique nele. (OBS: Alguns modelos mais antigos não tem o Google Lens instalado. Se for o seu caso, baixe o aplicativo do Google Lens no Play Store.)
- Clicar na lupa e as informações serão lidas.
Modelos antigos - usar aplicativos para ler QR Code
- Para modelos mais antigos de celular, você pode baixar aplicativos de leitura de QR Code. São vários os modelos ofertados no Play Store. Escolha aquele que apresenta maior número de download;
- Para fazer a leitura é só abrir o aplicativo e apontar o celular para o código.
- As informações do código serão mostradas. Você poderá abrir ou salvar.
O vídeo abaixo traz um bom exemplo de como os QR Codes estão sendo utilizados.