Solidão, como lidar?

Solidão

Sentir-se só, sensação subjetiva, que indica solidão. Pode-se entender que mesmo rodeada de pessoas, você não tem as relações sociais que necessita ou almeja, causando sensação desagradável de vazio.

Pesquisa realizada com idosos mostra que a solidão é uma das principais queixas entre eles, e que na maioria das vezes é provocada pela: viuvez, saída dos filhos para estudar/casar e aposentadoria.

Além das questões emocionais, a solidão também pode afetar a saúde. Há relatos de stress, inflamações, agravamento de doenças cardíacas, demência, diabetes tipo 2 e depressão.
Para ter certeza dessas consequências, recomenda-se o acompanhamento médico.

Leia Mais

Medo de Envelhecer

Envelhecer

Pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest (2017), aponta que “nove em cada dez brasileiros têm medo de envelhecer”.

E esse medo tem nome: “Gerontofobia”

Conforme Almeida (2022), Gerontofobia é nome dado ao conjunto de sinais e sintoma ao medo de envelhecer. Sentimentos depressivos e de ansiedade se manifestam em pessoas que desenvolvem essa fobia. Pois, para elas o futuro não se apresenta com boas imagens. Sentem dificuldade em lidar com a perda da juventude.

Leia Mais

Memória

memória

Com a idade as pessoas vão ficando mais distraídas e os pequenos esquecimentos ocorrem com frequência. Algumas ocorrências parecem até engraçadas e provocam risos, como: não saber onde se encontram os óculos, estando eles no rosto; trocar os nomes das pessoas; esquecer onde estacionou o carro. E por aí vai!
Mas, até quando isso é normal? Quando precisamos nos preocupar?

Leia Mais

Aposentados buscam na pintura, arte, emoção e mente ativa!

Aposentados, pintura e mente aberta

Se dedicar à pintura na aposentadoria é uma bela opção. Não se preocupe em ser um grande talento. Arrisque! Externize suas emoções! Críticas? Deixe pra lá. Já superamos a época em que a opinião dos outros valia tanto. Pintar faz bem para alma e para a mente. De acordo com especialistas, a pintura e o desenho contribuem para manter uma boa coordenação motora, senso de organização, relaxamento e controle das emoções.

Vale a dica!!!

Leia Mais

Viajar depois dos 60

viajar depois dos 60

Por: Cida Guimarães Por que viajar? Viajar é dar lugar aos sonhos, é deixar o casulo e se transformar em borboleta, é descortinar-se para a grandeza e maravilha de Deus. É reviver, renascer em outros mundos. É sair de si mesmo e conhecer os outros,   em outros lugares, outras culturas, outros povos. É ousar, é…

Leia Mais

Agora, com as redes sociais ficou mais fácil reencontrar amigos

Redes sociais

Depois de 44 anos sem contato, foi por meio das redes sociais, mais especificamente, pelo Facebook que minha querida amiga de infância e adolescência me reencontrou. Compartilhamos tim, tim, por tim,tim, tudo o que foi e ainda é, tudo o que não foi e talvez não será, o que mudou… ou, nem tanto assim…

Leia Mais

Geração analógica, minha história

Geração analógica

Represento bem a geração analógica. Nascida e criada em Campos Altos, pequena cidade do oeste de Minas Gerais, de família numerosa e filhos brincando no quintal. A rotina das crianças da minha geração era ajudar a mãe em pequenos afazeres domésticos, estudar e brincar.

Leia Mais

Produção de conteúdo

Produção de conteúdo

Para além das atividades físicas tenho exercitado a aprendizagem e a memória, com muita leitura, produção de conteúdo e podcast sobre economia e política.
Essas produções são publicadas diariamente no meu blog pessoal e no jornal Metrô FM Juína, emissora de rádio, onde também sou colaborador.

Leia Mais

O segredo da qualidade de vida para a terceira idade

Qualidade de vida

É conhecida a importância da atividade física e, também, das relações sociais para a qualidade de vida das pessoas da terceira idade. Essa interação social pode influenciar de maneira positiva ajudando a evitar os efeitos negativos da capacidade cognitiva.  Uma vida isolada pode ter como consequência a depressão e o adoecimento psíquico e físico.

Leia Mais